Pentágono

Galeria de imagens

Fatos

Empreendimento Pentágono
Local Washington, D.C., USA
Ano 2011
Tipo do projeto Reforma
Metragem 344280 m²
Segmento Prédios Públicos
Instalação Southland Industries, Garden Grove, California

Descrição completa

"Made in Germany" no Departamento de Defesa dos EUA

Bastante apropriado: a força militar mais poderosa do mundo recebe as ordens do prédio de escritórios "mais poderoso" do mundo. Anteriormente os inúmeros escritórios do Departamento de Defesa ficavam espalhados de forma bastante ineficaz por toda a capital dos EUA. Desde 1943, o Departamento de Defesa dos EUA está localizado no Pentágono, às margens do rio Potomac em Washington, DC. Cada uma das cinco fachadas exteriores do Pentágono tem 280 metros de comprimento. Cerca de 28 quilômetros de corredores ligam os inúmeros escritórios cobrindo uma área total de mais de 344,000 metros quadrados e graças ao design altamente eficiente, é possível chegar de um lugar a outro dentro do complexo em menos de oito minutos.



O sistema escolhido: Profipress

A reforma deste complexo implicou em despesas substanciais tanto em termos de tempo quanto custo. Entre 1994 e 2011, o Pentágono passou por uma reforma completa custando 5,3 bilhões de dólares. A qualidade e a relação custo-benefício foram, evidentemente, as principais prioridades do projeto. Após muitos testes, o produto escolhido para as instalações de água e aquecimento foi o sistema de tubulação de cobre de alta durabilidade Profipress (padrão dos EUA), da Viega.



45 quilômetros de tubulação

Marv Wheeler, da instaladora Southland Industries, cita outros pontos a favor do Profipress além de sua durabilidade: "A tecnologia de prensar garante que a junção dos tubos com os conectores seja mais segura  que as conexões soldadas e o tempo de instalação é reduzido em praticamente 50%” e com 45 quilômetros de tubulação, esse foi um dos fatores decisivos. Nos EUA, os tubos de cobre são tradicionalmente soldados mas, desde a introdução do Profipress no mercado americano, a tecnologia de compressão "Made in Germany" vem se tornando cada vez mais reconhecida.